terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Olympiacos abre boa vantagem contra o Manchester

Em Pireu, o Olympiacos venceu o Manchester United e conseguiu uma grande vantagem para o jogo de voltaem Old Trafford.  Com essa derrota, os Diabos Vermelhos que tinham o sonho de conquistar uma vaga na próxima Champions via título da mesma, vai ter que se desdobrar para reverter esse placar.

O JOGO
Como todos os jogos do Manchester United vem sendo, esse não foi diferente. Foi sofrível. Em alguns jogos, o time de Moyes conseguia vencer, mesmo não jogando nada, claro sempre contando sempre com o talento de seus jogadores, exemplo o jogo contra o Crystal Palace.

Primeiramente, Moyes já escalou seu time de forma errada. Mais uma vez optou por Ashley Young no time titular. Desde o tempo de Sir Alex Ferguson, o Young não rende aquilo que rendeu um dia no Aston Villa e fez o Manchester United desembolsar mais de 18 milhões de libras nele. Hoje mais uma vez, ele começou no 11 inicial do time de Manchester. Apesar da maior posse de bola no jogo, o Manchester United deu apenas 1 CHUTE no gol em 45 minutos. Com Rooney e van Persie no time, dois dos melhores finalizadores do mundo, o time finalizar apenas uma vez, é um problema muito grave. 
Não se discute a qualidade desses jogadores, quando a bola chega em condições pra eles, costuma sempre sair coisa boa. Mas quando o time depende de Young e Valencia para criar jogadas, você percebe porque o time finalizou apenas uma vez no primeiro tempo.

Os números da posse de bola, apontavam um "domínio" do Manchester United, mas quem viu o jogo percebeu que essa posse de bola era mentirosa. Esse alto número de posse de bola, se justificou porque os defensores do United ficavam trocando passes esperando alguém buscar a bola com eles para iniciar uma jogada. Cleverley que seria o jogador pra fazer isso, não fez. 

O Olympiacos aproveitou essa fragilidade, principalmente defensiva, do Manchester United para fazer seu jogo. Muito centralizado em Alejandro Dominguez, os gregos jogaram sob o comando do argentino, que não teve marcação no setor de meio campo. Ele tinha um grande corredor entre as intermediárias para criar chances de gol, sem contar que Campbell pela direita e Hernán Pérez, pela esquerda, eram outras opções do time treinado pelo espanhol Michel.

Michel foi bem consciente na estratégia para essa partida. Deu liberdade ao seu jogador mais técnico e no seu setor defensivo, marcação dupla nos principais jogadores do United, Rooney e van Persie. Com esses jogadores praticamente fora de jogo, a bola ficava com Valencia e Young, que não sabiam o que fazer com ela.

Um lance chamou a atenção na metade do primeiro tempo, quando Dominguez pegou a bola na intermediária defensiva e com um grande corredor avançou até dentro da área do Manchester. O lance iniciou em um escorregão de Smalling e como o time se posicionava para "atacar", pegou toda a defesa desarrumada. Ferdinand foi superado com facilidade pela velocidade do argentino, que só parou em Vidic, que fez a cobertura e travou o chute de Dominguez.

O lance do gol do Olympiacos reflete bem o momento do time. Numa jogada em que todos jogadores de frente do Olympiacos estavam bem marcados, o que é raro na defesa do United, um chute despretensioso de Maniatis, desviou em Dominguez, matou De Gea e a bola foi pro fundo do gol, 1-0.

Ali você via toda a desorganização do time do técnico David Moyes. Não teve legado da era de 27 anos de Alex Ferguson. Parece que os jogadores eram movidos somente pela presença do maior técnico do futebol inglês no banco de reservas. Ele não estando ali, jogadores parecem perdidos. 

O intervalo chegou e a estatística registrou apenas um finalização certa do time de Moyes. Como escrevi no começo do texto, Moyes sempre escala errado e as vezes não apenas os 11 iniciais, ele consegue errar nos 18 relacionados para o jogo. Adnan Januzaj, que foi destaque do time nas ausências de Rooney e RvP, sequer ficou no banco de reservas. Ele, junto com Kagawa poderiam ser o diferencial na criação desse time. 

Moyes voltou com o mesmo time do primeiro tempo e ali, se imaginava que o que estava ruim, iria piorar. E foi o que aconteceu. O Olympiacos voltou pro segundo tempo formatado para o contra ataque. Campbell e Perez abertos e Oilatan se movimentando confundiam essa defesa do United. 

O segundo gol do time grego foi uma pintura. Campbell recebeu na meia direita, se livrou da marcação e quando Carrick se aproximava para dar o bote, o costarriquenho deu uma caneta espetacular no camisa 16 dos diabos vermelhos. Na sequência do lance, Campbell levantou a cabeça, viu o posicionamento de De Gea e chapou bonito de fora da área, longe do alcance do camisa 1, 2-0.


Parecia sonho para o gregos conseguir essa grande vantagem em cima de um time como o Manchester United. Moyes que escalou errado, mexeu errado também. Ele tirou Valencia do time para colocar Kagawa. A entrada do japonês não se discute, mas talvez deixar o Valencia como lateral teria sido a decisão mais plausível de Moyes. Mas ele deixou Smalling no time. A outra foi a entrada de Welbeck no lugar de Cleverley. A tentativa com isso, era que Rooney viesse buscar o jogo e levar com qualidade a bola a RvP. 

A grande chance do United no segundo tempo, foi em uma jogada de Smalling, que jogou a bola de qualquer maneira pra área. van Persie transformou o tijolo em bola no domínio, mas na hora da finalização, baixou o espirito do Smalling no camisa 20 que isolou a bola e a oportunidade do United deixar em aberto o confronto.

Ainda há chances do time vermelho de Manchester reverter o placar, mas é muito difícil. Não pelo adversário, que dentro de suas possibilidades é muito mais organizado que o United, mas sim pelo próprio Manchester, quem não consegue ter organização para jogar uma partida contra um adversário fraco. 
O time de Moyes vai precisar fazer o que não fez até aqui na temporada, jogar bem.



Ouça os gols do jogo, com a narração de Rodrigo de Oliveira e comentários de Ângelo Andrade


Ficha técnica do jogo


































































































































2
Golos marcados
0
45
Posse de bola(%)
55
12
Total de tentativas
7
8
Remates à baliza
4
4
Remates para fora
3
3
Remates defendidos
3
0
nos postes
0
1
Cantos
4
0
Foras-de-jogo
3
0
Cartões amarelos
2
0
Cartões Vermelhos
0
10
Faltas cometidas
11
9
Faltas sofridas
9
501
Passes tentados
709
346
Passes completos
540


olympiacos

Olympiacos

man. united

Man. United

16Roberto (GR)1De Gea (GR)
2Maniatis (C)3Evra
Yellow Card3
8N'Dinga5Ferdinand
Yellow Card90
17Peréz
Substitution86
10Rooney
20Holebas12Smalling
24Manolas15Vidić (C)
25Marcano16Carrick
26Campbell
Goal55
Substitution67
18Young
30Leandro Salino20Van Persie
35Domínguez
Goal38
Substitution76
23Cleverley
Substitution60
99Olaitan25Valencia
Substitution60
suplentes
42Megyeri (GR)13Lindegaard (GR)
5Paulo Machado
Substitution76
11Giggs
14Samaris14Hernández
18Valdez
Substitution86
19Welbeck
Substitution60
19David Fuster
Substitution67
26Kagawa
Substitution60
21A. Papadopoulos28Büttner
88Bong31Fellaini
Treinadores
Míchel (ESP)David Moyes (SCO)
Árbitro
Gianluca Rocchi (ITA)