AO VIVO

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ciao Legenda!!!!!




O craque em geral não tem cor, credo ou em alguns casos a camisa que ele usa nem é levado em conta na hora de reverenciar, muitos são os casos no futebol, Pelé, Maradona, Cruyff, Messi e etc. As pessoas gostam de suas obras, melhor se fosse em nossos clubes, mas quando não o são nos resta apenas a reverencia-los. Não na mesma proporção de genialidade dos citados a cima, mas no quesito dedicação a uma só camisa e identificação está no patamar dos citados sim. Esse é o Javier Zanetti, agora lendário lateral da história da Internazionale decidiu aos 41 anos se retirar dos gramados. Ideia essa que já era muito plausível na temporada passada, principalmente pela grave lesão no tendão de aquiles, mas foi convencido do contrário. Na temporada atual ele entrou em campo 11 vezes na Serie A e uma vez na copa Itália.


Zanetti nutria o sonho de se aposentar apenas quando a Inter conseguisse a segunda estrela na camisa, se viesse alcançar a marca de 20 scudettos. Mas o cenário atual da Inter e da supremacia da eterna rival Juventus não proporcionou esse desejo final do capitão. Quando ele chegou em 1995, vindo do Banfield da Argentina, não devia passar na cabeça dele que ao chegar em Corso Vitório que só sairia de lá 19 anos depois aposentado e ídolo de um dos maiores clubes do mundo? Zanetti foi exemplo de profissionalismo e amor a um clube, o que nos dias atuais é tão raro, esse tipo de identificação talvez fique relegado a alguns caras especiais. 





O craque argentino é muito mais lembrado por envergar a camisa nerazzurri do que da própria seleção argentina. E não que ele não tenha representado pouco a albiceleste, foram 3 copas do mundo (1994, 1998 e 2010), em 145 partidas e 5 gols em 17 anos de serviços prestados a pátria. Mas foi a com a camisa do clube milanês que ele conseguiu suas maiores conquistas profissionais. 856 jogos pela Inter, 21 gols - 19 temporadas pela Inter - 4 copas da Itália - 1 UEFA - 5 scudettos - 1 UCL - 1 Mundial, e de quebra é o segundo recordista de partidas pela Seria A, 613 partidas pela liga italiana, só perde para outra lenda, só que do rival de Milão, Paolo Maldini que tem em seu cartel 850 jogos pelo Milan, também se aposentou aos 40 anos, deixando uma enorme saudade pro rossonero.

"Agora me sinto completo e realizado. Aposentar-se perto de 41 anos e sentindo-se em boa forma não tem preço. Para mim, isto tem um imenso valor. E agora era o momento justo. E é muito difícil acertar quando é o momento certo", disse o Il Capitano.

No ultimo jogo dele no Giuzeppe Meazza foi uma goleada de 4 x 1 em cima da Lazio, mas o último jogo oficial será em Verona contra o Chievo. No que pese toda minha antipatia pela Internazionale por razões obvias, o craque sempre deve ser reverenciado em todas as circunstancias possíveis, jogadores raros como Javier Zanetti são especiais em tempos tão diferentes.

Foi uma prazer pra todos nós, grande Javier Zanetti!!!!