Nesta segunda-feira foram sorteados os confrontos de oitavas de final da UEFA Champions League e de 16 avos de final da UEFA Europa League.
Na maior competição de clubes do mundo, alguns confrontos bem interessantes, com o Real Madrid atual bi-campeão da competição enfrentando o Paris Saint-Germain, que busca a consolidação na Liga dos Campeões. Por outro lado, Chelsea e Barcelona voltam a reeditar um confronto de mata-mata. As equipes já se encontraram em várias oportunidades, incluindo em fase semifinal.
Real Madrid - Paris
Jogos: 14 de Fevereiro e 6 de Março
Nomeados para a Equipe do Ano: Madrid 11, Paris 4
Os dois clubes já mediram forças por seis vezes, tendo-se registrado duas vitórias para cada lado.
Cristiano Ronaldo esteve na capital francesa para receber a Bola de Ouro na semana passada.
Ángel Di María, atacante do Paris, conquistou a UEFA Champions League com a camiseta do Real Madrid em 2014.
Chelsea - Barcelona
Jogos: 20 de Fevereiro e 14 de Março
Nomeados para a Equipe do Ano: Chelsea 1, Barcelona 4
Lionel Messi nunca marcou no Chelsea, os clubes que já enfrentaram por oito vezes, tratando-se do clube que o argentino mais vezes enfrentou sem marcar gol.
O Chelsea leva vantagem nos 12 confrontos já disputados entre as duas equipes, tendo somado quatro vitórias contra três do time catalão.
Os "blues" bateram o Barça por 5-4 no agregado em 2004/05, nas oitavas-de-final, apesar de um memorável gol de Ronaldinho para o time espanhol.
Juventus - Tottenham
.Jogos: 13 de Fevereiro e 7 de Março.
Nomeados para a Equipa do Ano: Juventus 5, Tottenham 4
Os dois clubes nunca antes se enfrentaram em partidas da UEFA
Erik Lamela, contudo, enfrentou a Juventus em cinco ocasiões como jogador da Roma, tendo somado três derrotas e uma vitória. Foi expulso num desses jogos, nos quais não marcou gol.
Davinson Sánchez, do Tottenham, e Juan Cuadrado, da Juventus, são habituais colegas na seleção da Colômbia.
Bayern - Beşiktaş
Jogos: 20 de Fevereiro e 14 de Março
Nomeados para a Equipa do Ano: Bayern 3, Beşiktaş 0
O Bayern venceu o Beşiktaş por 2-0, em casa e fora quando as duas equipes se enfrentaram na fase de grupos de 1997/98, naqueles que foram os únicos embates entre ambas em partidas da UEFA até à data.
Ricardo Quaresma, extremo do Beşiktaş, marcou por duas vezes nos primeiros dez minutos do jogo de ida quando o Porto enfrentou o Bayern nos quartas-de-final, em Abril de 2015.
Jogos: 13 de Fevereiro e 7 de Março
Nomeados para a Equipe do Ano: Basel 0, Manchester City 3
As duas equipes nunca se enfrentaram nas partidas de clubes da UEFA.
O Basel esteve, contudo, no grupo do grande rival do City, o Manchester United, no Grupo A desta fase de grupos e perdeu 3-0 em Old Trafford antes de conseguir um surpreendente triunfo por 1-0 na Suíça.
Porto - Liverpool
Jogos: 14 de Fevereiro e 6 de Março
Nomeados para a Equipe do Ano: Porto 0, Liverpool 0
O Liverpool não perdeu nenhum dos quatro jogos disputados entre as duas equipes, tendo vencido os dois que disputou em casa e empatado os dois que disputou na cancha dos "dragões".
O Porto marcou cinco gols sem resposta na última ocasião em que enfrentou um adversário inglês, goleando o então já classificado Leicester City na sexta e última rodada da fase de grupos da temporada passada.
Miguel Layún marcou na sua única visita a Merseyside, ao marcar um dos gols do Watford num empate 2-2 na casa do Everton. Foi um dos três jogos que o internacional mexicano disputou na Premier League.
Sevilla - Manchester United
Jogos: 21 de Fevereiro e 13 de Março
Nomeados para a Equipe do Ano: Sevilla 0, Manchester United 4
As duas equipes nunca antes se enfrentaram em partidas da UEFA.
Frente-a-frente estarão os vencedores das quatro últimas edições da UEFA Europa League, tendo o United conquistado o torneio na temporada passada e o Sevilla nas três temporadas que precederam esse êxito dos "red devils" - feito que constitui um recorde.
O Sevilla já visitou o Nordeste de Inglaterra esta temporada, tendo empatado 2-2 contra o Liverpool no Grupo E. A formação espanhola recuperou-se, depois, de uma desvantagem de 3-0 para somar novo empate ante os "reds" na Andaluzia, mais à frente nesse mês.
Shakhtar Donetsk - Roma
Jogos: 21 de Fevereiro e 13 de Março
Nomeados para a Equipe do Ano: Shakhtar 0, Roma 0
O Shakhtar eliminou Roma nas oitavas-de-final na temporada de 2010/11 com vitórias por 3-2 na Itália e por 3-0 em casa.
Fred, médio do Shakhtar, e Alisson, goleiro da Roma, foram colegas de equipe no Internacional em 2013.
Com informações do site UEFA.com