AO VIVO

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ex-Coadjuvante


O Atlético definitivamente vai deixando de ser o "intruso" entre os gigantes espanhóis, e vai passo a passo se transformando em um realidade, boa diga-se de passagem, dentro da Espanha e agora na Europa. Eliminar o poderoso e campioníssimo Barcelona em umas 4° de final de uma UCL, e podendo ter colocado fim a uma era dourada do clube catalão é coisa digna de um filme com final feliz.

No início dessa temporada, nesse mesmo blog, fiz uma pequena previsão do que esse Atlético poderia realizar, mas nem de longe poderia pensar em uma temporada de sonho como essa. Clique AQUI.
A classificação à semifinal nessa quarta -feira mágica é a quarta vez da história do Atléti, que chegou a final em 1974, quando perdeu para o poderoso Bayern, tricampeão seguido na época. Em 1959, o algoz da semifinal foi o Real Madrid, que faturaria o tetra consecutivo naquele ano. O que aponta pra isso, que os antigos algozes podem ter suas vinganças guardadas a muitos anos.
Já o Barcelona, de Messi e cia, aponta para uma reformulação geral para a próxima etapa, e talvez, assim se encerra um ciclo gigante, fica fora de uma semifinal pela primeira vez desde a temporada 2006/2007. Desde então, havia conquistado dois títulos e sido eliminado quatro vezes na semi. Na próxima quarta a equipe tem decisão da Copa do Rei, contra o Real Madrid.


Falar da importância de Diego Simeone é redundância, o trabalho dele é algo a ser observado com mais cuidado, ele realiza um dos melhores momentos da história do Atlético, líder do campeonato espanhol e semifinalista da Europa, a baixo os números dessa temporada mágica:


Números de Simeone:


139 jogos - 91 vitórias - 26 empates e 21 derrotas - Aproveitamento de 64,5%


Campeonato Espanhol:


1º Posição - 79 pts
32 jogos - 25 vitórias - 4 empates e 3 derrotas
70 gols marcados e 22 sofridos


Dos 70 gols marcados, 46 em casa e 24 fora - Das 25 vitórias, 14 em casa e 11 fora.
Diego Costa é o artilheiro com 25 gols, 4 resultantes de penaltis, jogou 30 x e só não iniciou uma partida.


UCL:


1º posição na fase - 
6 jogos - 5 vitórias e 1 empate
15 gols marcados e 3 sofridos


Nas 8º de Final - Despachou o Milan com um placar agregado de 5 x 1 
Nas 4º de final - Despachou o Barça com um placar agregado de 2 x1



texto de Emanuel Mourão