sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Melhor do Mundo 2013 - Raio X dos Finalistas



No próximo dia 13 de janeiro, o mundo irá conhecer o melhor jogador de futebol de 2013.

Para chegar ao topo é necessário merecimento, não é assim apenas no futebol, é dessa forma em qualquer profissão ou qualquer função que uma pessoa exerça.

Qual seria o merecimento dos três finalistas a Bola de Ouro de 2013? Sabemos de uma coisa: os três melhores jogadores do mundo merecem estar onde estão, foram os melhores no ano de 2013. São eles: Cristiano Ronaldo, Frank Ribéry e Lionel Messi (Em ordem alfabética).


Cristiano Ronaldo e Messi vem duelando desde 2007 pelo prêmio, (com exceção de 2010) e de lá para cá os números e o futebol de ambos foram subindo gradualmente. Números quase sempre fora do comum, fora da normalidade. Demonstram ser de outro planeta, jogam um futebol estrelar e merecem todo o reconhecimento possível. Nós amantes do futebol agradecemos, pois a cada ano o duelo entre ambos fica cada vez melhor. Mas calma lá, são três jogadores e não apenas os dois acima. Frank Ribéry, o mais velho deles e o único ‘humano’ dentre os três finalistas.

O Ano dos três:


Cristiano Ronaldo foi vencedor do prêmio no ano de 2008, quando ainda vestia a camisa do Manchester United. Vem batendo na trave nos últimos anos e tem a chance de desbancar Lionel Messi. É apontado por muitos o favorito para conquistar o prêmio. Não conquistou nenhum título, é verdade. Porém, sua média de gols e ótimas apresentações aliadas ao poder decisivo podem ter feito a diferença no período de votação. Artilheiro da última Champions League com 12 gols em 12 jogos, o recorde da competição continental e também artilheiro da atual edição. O ápice deste ano sensacional do Cristiano Ronaldo foi a classificação para a Copa do Mundo de 2014. Ronaldo marcou 4 gols em 2 jogos contra a Suécia, três deles na casa do adversário. Além dos clássicos contra o Barcelona, no qual ele também decidiu.


Frank Ribéry é pela primeira vez finalista do ‘Ballon D’OR 2013’. Aos trinta anos, é favorito ao lado de Cristiano Ronaldo. Tudo graças ao espetacular ano do Bayern de Munique, carimbado com o protagonismo do francês. Vencedor de todas as competições que disputou, Ribéry vem muito forte e ganhar esse prêmio não será nenhuma surpresa. Com números humanos, Frank foi fundamental taticamente e fisicamente, certamente o diferencial de um time esmagador que também teve outros grandes nomes de destaque, mas Ribéry foi um pouco superior dos demais companheiros de equipe. Seu ápice foi suas conquistas, venceu os seguintes canecos: Campeonato Alemão, Champions League, Mundial de Clubes, Copa da Alemanha e Supercopa da Europa. Comandou a seleção da França e conquistou a vaga para a Copa do Mundo de 2014 de forma dramática. No indivudal, foi eleito Melhor jogador da europa vencendo os mesmos adversários da bola de ouro.


Lionel Messi teve seu ano minado por sucessivas lesões. Lesões estas que tiraram o argentino dos gramados por um bom tempo. Não esteve 100% fisicamente em diversos jogos e mesmo assim, mostrou sua técnica e genialidade mesmo ´baleado´. Neste ano o prêmio fica distante para o vencedor das últimas quatro edições. Sua chance de conquistar a quinta bola de ouro são remotas. Messi passou de artista principal para coadjuvante na festa de gala promovida pela FIFA. Seu ápice foi aquela remontada contra o Milan, nas oitavas da Champions. Com a seleção Argentina teve boas atuações e se classificou como líder nas eliminatórias.

Segue os números dos três no ano:


Essa eleição tem perfis distintos, o que agrada a maioria dos amantes do esporte.

Cristiano Ronaldo forte fisicamente, tem finalização única, dribles plásticos e velocidade, fundamentos visto constantemente em gols do gajo. É o jogador mais completo dos últimos anos, com toda certeza.

Lionel Messi é genial, uma técnica que Deus lhe deu de melhor, aliada de velocidade com a bola e dribles objetivos e simples.

Ribéry é veloz, inteligente, habilidoso e de um passe refinado. Muitas vezes pelo fato de jogar demais pelo time, torna-se discreto, mas incrivelmente eficiente.

13 de janeiro saberemos quem será o melhor deste planeta que habitamos. Até lá, resta esperar e desfrutar destes craques.

E para vocês, agora é a hora! Quem é o melhor jogador do ano? Comente e vamos debater!


É isso meus queridos! Texto em tom de despedida em 2013, e desejo a vocês um ótimo Ano Novo e que todos os sonhos se realizem. Obrigado pela leitura e espero que voltem sempre!

Grande Abraço, Ângelo Andrade.

“Ser o melhor do mundo não é pra qualquer um, só pro melhor do mundo.”